top of page
Buscar
  • por Aline Abreu

Troféu Monteiro Lobato: eu não sabia mesmo. Depois fingi que não sabia pra não pegar mal.

Faz quase um mês, demorei a processar... Em meio à Pandemia que engole o mundo em 2020 veio no dia 27 de maio uma notícia pra alegrar nossa casa. Dois dias antes recebi da Cristiane Rogério (editora da lista dos 30 melhores) e da Ana Paula Pontes (editora da Crescer) o convite para uma entrega virtual do selo dos 30 melhores livros infantis do ano. Seria algo informal, pelo zoom, com as outras autoras e autores que também receberam o selo. Foi isso o que entendi.

É hoje. A Dani (editora da Jujuba) manda mensagem e delicadamente me manda pentear o cabelo, eu, uma super usuária de tecnologia (risos altos), fico preocupada com o protocolo desse negócio de encontro com muita gente pelo zoom:

– Oi Cris, querida, perguntinhas: Qual o nome das pessoas da Crescer? Qual a etiqueta do negócio. A gente deixa o microfone desligado pra não causar? Como faz?

Cristiane Rogério é uma pessoa paciente. E mente bem! Não desconfio de nada, tô feliz da vida de entrar na lista com o Quase ninguém viu.

Tá bom, 15h tô lá. Fico tensa pra não atrasar, sempre atraso, e elas devem esperar todo mundo entrar pra começar, imagina eu ser a última numa lista de 30 autores fora editores e mais um monte de gente. Clico no link e fico imaginando como vai caber na tela as minitelinhas com as 150 pessoas que vão participar deste zoom. Quando entro vejo minhas duas amigas queridas do tempo de escola, Estéfi e Thais, misturadas com André Neves, Odilon Moraes, Carolina Moreyra, Lúcia Hiratsuka, Camila Feltre, Liliana Pardini, Daniela Padilha, Cris Rogério, Ana Paula Pontes e a Júlia Malacarne, repórter da Crescer. Gente, e esse negócio de zoom dá linha cruzada? Alguns fragmentos de segundo na confusão mental até perceber o que está acontecendo. Aimeudeusdocéu é aquele negócio que elas aprontam com a pessoa que recebe o Troféu... tipo essa é sua vida com as pessoas que você ama pra fazer você chorar, aimeudeus vou ter que ficar com sorriso amarelo fingindo que não entendi ainda até elas falarem que ganhei, senão pega mal, vai que entendi errado, imagina comemorar antes e não é isso, socorro não acredito, é isso mesmo que tá acontecendo, alguém me belisca, pelo zoom não dá pra ninguém me beliscar.

Bom, foi isso mesmo. O Troféu Monteiro Lobato e um carregamento de emoções ao ver tantas pessoas queridas na tela. Que vontade de abraçar todas elas e dizer a cada uma como foram e são importantes para o meu caminho como artista e mulher. Foi bom demais. Obrigada às pessoas que fazem a Revista Crescer por construirem um espaço de visibilidade pra nós num país onde artistas são tão desprezados. Que apareçam muitos outros espaços para muitas mais vozes brasileiras. Que venham os abraços muito apertados e o zoom fique pra quem gosta.

Para ler a matéria sobre o Troféu Monteiro Lobato 2020 clique na página abaixo:


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page